10 dúvidas mais frequentes sobre financiamento de veículo

06/02/2019


 

 

 

Que grande parte dos brasileiros não compra bens duráveis à vista não é uma novidade, mas para quem nunca fez um financiamento de veículo, as dúvidas sobre como funciona o processo, quais são os requisitos para que ele seja aprovado e o crédito, finalmente, liberado costumam atrapalhar a decisão de compra ou troca do carro.

Se você também se sente um pouco perdido, no post de hoje preparamos uma lista respondendo às 10 dúvidas mais comuns de quem quer financiar um veículo e que, com certeza vai lhe ajudar, e muito, a solicitar o seu financiamento a um banco ou financeira. Pronto para ficar por dentro do processo e fazer o melhor negócio de acordo com o seu bolso? Vamos lá.

1 É mais fácil aprovar financiamento de veículo para pessoa física do que jurídica?

Se você é pessoa jurídica e tem medo do seu financiamento de veículo não ser aprovado, calma, não se preocupe. É comum que pensem que o crédito solicitado por pessoas físicas para usados ou seminovos tenha mais chances de ser aprovado, mas não é bem assim que acontece. A questão é que a comprovação de renda pela carteira de trabalho é mais simples, mas isso, de forma alguma, significa que as solicitações feitas por pessoas jurídicas tenham menos chances de ser autorizadas. O que diferencia os dois pedidos de financiamento é que, no caso de pessoas jurídicas, os processos acabam sendo mais burocráticos.

Agora, para carros zero, essa lógica também é válida, a diferença é que, se você tem uma empresa e pretende financiar um carro, alguns modelos têm incentivos do governo e acabam tendo um custo menor.

2 É possível financiar um veículo com nome no SPC ou Serasa?

Nesse quesito, os bancos e financeiras são criteriosos: se você está com nome negativado no SPC ou Serasa, o seu pedido de financiamento não será nem avaliado. Isso porque eles entendem que, se você está devendo na praça, não tem condições de assumir outro compromisso, como o financiamento de um automóvel, antes de limpar o seu nome.

Se você não sabe qual é a sua situação de cadastro, antes de solicitar um financiamento de carro procure o CDL da sua cidade.

3 Qual é a idade máxima e mínima para financiar um carro?

Para aprovarem um financiamento de veículo, os bancos e financeiras se apoiam em critérios que, em geral, representam menores riscos, e a idade é um deles. Por isso, para você financiar um carro, é preciso que tenha no mínimo 18 e no máximo 70 anos, apesar de, na prática, ser de conhecimento geral que créditos não são aprovados para menores de 20 anos.

Se esse é o seu caso, ou se você tem mais de 70 anos de idade, é preciso contar com um avalista e que ele tenha parentesco de primeiro grau para que o financiamento seja aprovado.

 

4 É possível aprovar financiamento de veículo sem entrada?

Na teoria, isso até seria possível, mas por conta do rebaixamento de crédito do Brasil, muitos bancos estão exigindo uma entrada mínima para a aprovação do crédito. Essa taxa é calculada de acordo com o seu score, mas o mais comum é que ela seja de 20% do valor total do veículo.

Mas é claro que você quer fazer bons negócios, não é mesmo? A gente já falou por aqui como conseguir as melhores taxas de financiamento, e que não dar entrada não é a forma mais vantajosa de você comprar o seu carro. Ela até pode parecer tentadora em um primeiro momento, mas quando você soma as altas taxas de juros, descobre que vai pagar praticamente dois carros no final do financiamento, e que isso poderia ter sido evitado se você tivesse dado uma entrada. Portanto, planejamento é a palavra de ordem quando o assunto é financiamento de carro, certo?

5 Como funcionam as taxas de juros?

Chegamos a uma questão bem importante pra você que quer comprar um carro financiado, porque entender como as taxas de juros funcionam vai lhe ajudar a analisar as propostas e escolher por aquela que mais apresenta vantagens.

As taxas não são fixas, mudam ano a ano, ou mês a mês, de acordo com cada banco ou financeira. O que não mudam são os três fatores que influenciam essas taxas, e fazem com que elas sejam maiores ou menores:  o ano do veículo que será financiado, a quantidade de parcelas e o valor da entrada.

6 O ano de um veículo influencia na taxa de juros e aprovação do crédito?

Mudam, e muito. Para que você acabe de vez com essa dúvida, basta pensar nos planos de saúde. Todo mundo sabe que, quanto mais idoso for o segurado, mais altos são os valores das mensalidades do convênio, não é mesmo?

No caso de financiamento de veículo, a lógica funciona da mesma forma.  Quanto mais antigo o modelo do carro, maiores são as chances de apresentarem problemas, o que pode influenciar na inadimplência do financiamento. Por isso, as principais financeiras e bancos, como a BV Financeira, Santader, Bradesco, Itaú, têm preferência por financiar automóveis mais novos, a partir do ano de 2010, e quando aprovam o crédito para modelos antigos, praticam taxas de juros mais altas.

7 Precisa comprovar renda para financiar um veículo?

Muitos bancos e financeira não pedem um documento, como o contracheque, para comprovar a sua renda. Mas eles precisam de uma segurança em relação aos dados que você fornece, e por isso, em muitos casos, ligam para o seu local de trabalho para confirmar as informações que você forneceu no momento do cadastro.

Independentemente desse processo interno, para conseguir a aprovação do financiamento de um carro, você deve ter uma renda, e a parcela não pode comprometer mais do que 30% dela.

8 Tenho um empréstimo, posso financiar um carro?

Se você já tem um empréstimo e por isso acha que não poderia financiar um veículo, pode respirar aliviado. Uma coisa não impede a outra, mas fique atento à regra dos 30% que falamos anteriormente: os dois créditos, juntos, não podem ultrapassar essa porcentagem. Mas há exceções.

Se por exemplo, o score do cliente é acima de 800, ou mais da metade do financiamento atual já foi pago, há bancos que liberam para o cliente comprometer até 50% da sua renda. Agora, se você financiar dois carros diferentes em bancos diferentes, será mais fácil ter dois financiamentos aprovados.

9 Um profissional autônomo pode fazer o financiamento de veículo?

Um dos reflexos de uma crise econômica, como a que estamos vivendo atualmente no Brasil, é a diminuição da oferta de empregos formais e o aumento de profissionais autônomos no mercado de trabalho. Se você está nessa situação e deseja fazer um financiamento de carro, não se preocupe.

Não é porque você é autônomo que vão lhe negar crédito para a compra de um veículo. A única questão é que, como tal, o seu pedido de financiamento vai ter as mesmas particularidades do feito por uma pessoa jurídica, e o crédito vai ser concedido de acordo com a sua pontuação de score e comprovação de renda por extratos bancários.

Pode não parecer, mas o financiamento é um processo mais burocrático do que complicado, e só é preciso planejamento para que o seu crédito seja liberado e você possa comprar o seu carro.

10 Posso juntar a minha renda com a de outra pessoa, como marido ou esposa?

Sim, para financiamento de veículo é possível você declarar a sua renda com a de outra pessoa desde que vocês sejam casados ou tenham uma união estável. Nesse caso, você irá somar as duas rendas, e na hora de financiar o seu carro, informar os rendimentos de vocês dois. Em qualquer outro caso, como juntar a renda com os pais ou irmãos, mesmo que vocês morem juntos, não é possível.

11 Bônus: Posso transferir meu financiamento para outra pessoa?

É possível transferir o seu financiamento para outra pessoa sim. Esse procedimento se chama cessão de direito. Para conseguir aprovação do banco, a ficha da pessoa que você pretende transferir o financiamento deve ser equivalente ou melhor que a sua.

Ou seja, o banco pode aceitar ou não fazer a transferência do financiamento. A pessoa interessada em assumir a dívida passará por uma análise de crédito como qualquer outra.

Para começar o processo você deve entrar em contato com o banco que fez o financiamento e pedir uma cessão de direito. A taxa para a mudança varia em cada banco, mas em geral fica na faixa de R$ 600,00.

Essas são as perguntas mais comuns sobre financiamento de veículo, mas se você ainda tem alguma dúvida, encaminhe para o nosso e-mail carrosecarros@hotmail.com


Canais de Contato do Site

49.3198.0333 / 9.9998.5833

(WhatsApp)

A loja que anuncia nesta página é o único responsável pelas transações comerciais que realizar com os usuários do web site Carros e Carros. A comercialização do produto anunciado, bem como a garantia de sua legítima procedência, é de inteira responsábilidade do anunciante, não sendo o Carros e Carros responsável por quaisquer danos diretos e/ou indiretos causados a terceiros, advindo da exibição dos anúncios.