Virtus x Cronos: compare os atributos dos sedãs

11/01/2018


Antecipamos o primeiro grande combate do ano e colocamos os dados dos modelos frente a frente

O primeiro grande combate do ano está prestes a acontecer: Fiat Cronos X Volkswagen Virtus. Os sedãs serão lançados oficialmente no fim de janeiro e vão chegar às concessionárias no mês seguinte.

 

Volkswagen  adotou uma estratégia diferente e liberou dados sobre motor e até dimensões daquele que pode ser considerado o novo Polo Sedan. Já a Fiat está fazendo jogo duro e está liberando as informações sobre seu três-volumes aos poucos. Já é possível, no entanto, prever algumas informações levando em conta as características do Argo, hatch que dá origem ao Cronos.

WM1 colocou os dados dos oponentes frente para ajudar você a definir qual dos dois merece um lugar na sua garagem. Que comece o jogo:

MOTOR E CÂMBIO

Virtus será equipado com os mesmos motores do Polo. Estamos falando do 1.6 MSI flex de 117 cv de potência e 16,5 kgf.m de torque, além do 1.0 TSI (Turbo, flex e com injeção direta de combustível), que entrega 128 cv e 20,4 kgf.m de torque. Já a opção 1.0 aspirada foi descartada.

 

Em relação a câmbio, a caixa automática de seis velocidades está disponível para as duas opções de motor, enquanto a transmissão manual, também de seis marchas, vale somente para o propulsor 1.6.

É muito provável que a Fiat adote a mesma estratégia da Volkswagen. Portanto, o Cronos não deve ter motor 1.0. Sendo assim, haverá opção 1.3 flex de 109 cv e 14,2 kgf.m, além do 1.8 flex de 139 cv e 19,3 kgf.m.

 

O motor menor trabalha com câmbio manual ou automatizado GSR, ambos de cinco marchas, enquanto o 1.8 também pode trabalhar com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades.

TAMANHO

Devido à nova e versátil plataforma MQB A0, o Virtus obteve um aumento considerável de entre-eixos em relação ao Polo. São 9 centímetros a mais, totalizando 2,65 metros, mesma medida do Jetta. O porta-malas também aumentou e tem capacidade de 521 litros. Já o comprimento é de 4,48 metros, enquanto a altura é de 1,45 metro e a largura corresponde a 1,75 metro.

 

Quanto ao Cronos, a Fiat não confirmou as medidas. Segundo o site Auto Segredos, especializado em antecipar informações de lançamentos, o Cronos terá distância entre-eixos um pouco inferior ao do Virtus, com 2,57 metros. Já o bagageiro deve ser maior, com 530 litros.

 

PREÇOS E VERSÕES

E a informação que todos querem saber? Bom, como de praxe, as montadoras só revelam os preços no dia do lançamento oficial. Os rumores são de que os modelos devem ter tabelas semelhantes, com valores na casa de R$ 50 mil a R$ 80 mil em versões correspondentes a Polo e Argo (com exceção às equipadas com motor 1.0 aspirado).

A incógnita, no caso da Fiat, é se haverá opção HGT, de pegada mais esportiva, o que não deve acontecer uma vez que o Cronos é um sedã.



Grandes Marcas no Carros e Carros

Canais de Contato do Site

49.3198.0333 / 9.9998.5833

(WhatsApp)

A Loja que anuncia nesta página é o único responsável pelas transações comerciais que realizar com os usuários do web site Carros e Carros. A comercialização do produto anunciado, bem como a garantia de sua legítima procedência, é de inteira responsábilidade do anunciante, não sendo o Carros e Carros responsável por quaisquer danos diretos e/ou indiretos causados a terceiros, advindo da exibição dos anúncios.